Demanda por carne brasileira aquece vendas de sêmen bovino

touro brangus vpj

Segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) as vendas de sêmen bovino cresceram 18% nos primeiros nove meses de 2019. O crescimento é em comparação com o mesmo período de 2018. De janeiro a setembro, foram vendidas 11,4 milhões de doses de sêmen.

A expectativa é que esse número chegue a 18 milhões até o final deste ano. O crescimento se deve, principalmente, à demanda aquecida pela carne brasileira, o que leva produtores a investir em melhoramento genético das raças de corte.

“O pecuarista compreendeu o valor do melhoramento genético. É um insumo que tem efeito sobre várias gerações e atua tanto no aumento da produção quanto na redução de custo”, afirma o presidente da Asbia, Márcio Nery Magalhães Júnior. Ele acrescentou ainda que a inseminação artificial corresponde a apenas 1% a 2% do custo total da produção, em média.

O melhoramento genético possibilita ao animal produzir mais leite ou ganhar mais carne, consumindo a mesma quantidade de alimentos. “Ao melhorar a eficiência alimentar, os custos são reduzidos”, explica. “Os animais também se tornam mais saudáveis e resistentes à doença, o que resulta em menos gastos com medicamentos”, completa.

O crescimento do mercado de sêmen bovino se deve, principalmente, às raças de corte: foram mais de 7,9 milhões de doses comercializadas entre janeiro e setembro, ante 6,4 milhões no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 23,6%.

VPJ Pecuária é a empresa com maior número de touros em centrais no Brasil

Com 18 touros contratados por centrais de melhoramento genético de bovinos, a VPJ Pecuária é a empresa com o maior número de reprodutores para coleta de sêmen no Brasil. São animais das raças Angus, Brangus e Red Brahman, as mais importantes e as mais utilizadas para cruzamento industrial na pecuária de corte.

Fonte: ASBIA e Semex

Para mais informações sobre a VPJ Pecuária:
Breeders Propaganda e Marketing
Mauren Ribeiro
E-mail: mauren@breeders.com.br
Telefone: (19) 3867-7022