VPJ Pecuária importa fêmeas Aberdeen Angus de linhagem de elite americana para alto marmoreio

Empresa direcionará parte de seu criatório para produção de animais com alto desempenho para qualidade de carne

A VPJ Pecuária, um dos mais importantes selecionadores da raça angus no Brasil, acaba de importar dos Estados Unidos, X fêmeas de alto valor genético para marmoreio e área de olho de lombo, características comprovadas por meio de genômica. Essas fêmeas serão as matrizes de um rebanho focado na produção de animais com genética direcionada para qualidade de carne.

A genômica é uma ferramenta importante que permite aos criadores selecionar animais e indicar os melhores reprodutores quanto a características desejadas. Ao revelar as predições genéticas sobre os bovinos avaliados, os marcadores moleculares permitem que os criadores sejam capazes de tomar decisões confiáveis na seleção e acasalamento dos animais.

As principais características para qualidade de carne são: peso de carcaça, marmoreio, área de olho de lombo, cobertura de gordura e peso. “Seguiremos produzindo touros Aberdeen Angus para peso, adaptabilidade e alto desempenho, mas teremos agora outra linha de criação, voltada para produção de touros para alta qualidade de carne’, diz Diogo Poliselli, da VPJ Pecuária.
A genômica soma-se às demais ferramentas já consolidadas para o melhoramento genético do rebanho e possibilita mais precisão às avaliações. “O foco do rebanho será baseado na genômica dos animais que são registrados nos EUA e possuem avaliações positivas para carne de qualidade”, acrescenta Diogo.

Cresce a demanda de criadores por melhor genética
O investimento nessas fêmeas, permitirá que a VPJ Pecuária consiga atender a demanda crescente de criadores que buscam uma genética superior, que lhes dê um melhor retorno na hora de vender a produção aos frigoríficos. “Muitos frigoríficos pagam mais por carcaças de qualidade. E os criadores já perceberam a importância de investir em touros capazes de aprimorar a genética de todo rebanho, resultando em animais que produzirão carne de ótima qualidade”, afirma Diogo.

O foco da empresa será a venda touros e/ou sêmen para produzir animais superpesados ou animais com alto valor agregado no final do processo, com pagamento de bônus pela indústria por índice de marmoreio e maciez. “Vamos fazer uma revolução na genética Aberdeen Angus Nacional”, ressalta Valdomiro Poliselli Junior, presidente da VPJ Alimentos, frigorífico que abate e processa as melhores carnes do mercado interno.

Angus Marbling
O investimento da VPJ Pecuária dá início a uma nova fase na empresa que começará a produzir animais com alto índice de marmoreio, seguindo padrões internacionais de qualidade de carne.

A carne desses animais deverá superar todas as outras já produzidas no Brasil, inclusive a carne com certificação Gold, emitida pela ABA (Associação Brasileira de Angus).

A marca Angus Marbling da VPJ atenderá a alta demanda do mercado por carne premium, de sabor, suculência e maciez incomparáveis.

Tags