VPJ Pecuária investe em nova genética Angus para qualidade de carne

A VPJ Pecuária está investindo numa nova genética para a raça Aberdeen Angus. O intuito é melhorar significativamente o cruzamento industrial entre as raças Angus e zebuínos, ganhando precocidade no abate e carne de altíssima qualidade. As pesquisas realizadas na Fazenda Cardinal em Mococa – SP mudarão o mercado de carnes prime no Brasil.

Os cortes artesanais distribuídos pela VPJ Alimentos, frigorífico do Grupo VPJ, conquistaram o Selo Angus Gold. A certificação de excelência criada pela Associação Brasileira de Angus, avalia critérios como pH e grau de marmoreio. A base padrão é uma régua utilizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, mesmo empregado pelo programa norte-americano de carne Angus.

E desde agosto a VPJ Pecuária está investindo numa nova linhagem de animais Aberdeen Angus com alto índice de marmoreio e qualidade de carne, alcançando níveis de gordura entremeada que chegam bem próximos à carne de Wagyu, raça com maior grau de marmoreio do mundo.

O novo rebanho já está sendo desenvolvido por meio de aquisições de doadoras nos EUA, de onde foram importadas para o Brasil oito fêmeas com índices genômicos acima de 1.50 e Área de Olho de Lombo (AOL) acima de 1.00, dois dos principais fatores que a VPJ está direcionando o rebanho. Embriões da nova linhagem já estão sendo produzidos no Brasil e nos EUA.

VPJ Angus Marbling

 O foco do programa VPJ Angus Marbling será a produção de touros com altos genes para marmoreio e AOL para o cruzamento com vacas zebuínas nacionais. Os animais provenientes desse cruzamento atenderão o Programa de Integração Pecuária da VPJ Alimentos que remunera pecuaristas integrados com bônus por carcaça e marmoreio.

Todos os animais de linhagem marbling serão registrados na “American Angus Association” dos EUA e o novo rebanho seguirá o programa de seleção e melhoramento genético baseado nos resultados da Genômica. “Queremos ter no Brasil animais de alta performance para a qualidade de carne concorrendo direto com os melhores animais americanos”, afirma Valdomiro Poliselli Junior presidente do Grupo VPJ.

O investimento da VPJ Pecuária nesse programa inovador, incluindo importação de bovinos, processo de cruzamento genético, nutrição e manejo chegará a aproximadamente R$ 1 milhão.

O lançamento oficial do programa Angus Marbling aconteceu durante o 22º Leilão VPJ Genética que aconteceu no último final de semana de outubro de 2019.

Para mais informações sobre a VPJ Pecuária
Breeders Propaganda e Marketing
Mauren Ribeiro
E-mail: mauren@breeders.com.br
Telefone: (19) 3867-7022